Quando um PMO “erra a mão”?

Posted on março 12, 2012. Filed under: Artigos, gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, PMI, projetos | Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

É sabido que PMO é um escritório de projetos responsável por todos os projetos que estão em andamento dentro da empresa, além de ser o mantenedor da metodologia e padronização da documentação. Em matéria anterior, cito todas as atribuições deste departamento. O ponto é que este escritório possui grande poder de decisão sobre o projeto que é de responsabilidade de um gerente de projetos, mas, qual o limite? De que forma essa intervenção ocorre? Como fazer para não desmotivar a equipe envolvida naquele projeto?

Em uma estrutura funcional, o responsável pelo PMO da empresa pode ser o superior direto do Gerente de Projetos, desta forma, as cobranças podem ir além das atribuições que cabem ao PMO, é comum que neste modelo o Gerente de Projetos seja cobrado por resultados que não sejam inerentes ao projeto que é de sua responsabilidade. Citando um exemplo simples, onde um PMO cobra de um Gerente pontualidade com relação ao horário de entrada na empresa. Pensando nas atribuições que lhe cabem, seria comum se o RH da empresa fizesse isso, visto que o PMO olhe para resultados e auxilie os Gerentes de Projeto em estratégias para auxilia-los na entrega do projeto.

Mas isso ainda pode piorar, principalmente quando o PMO começa a interferir no dia-a-dia do projeto, tirando a autoridade do Gerente perante sua equipe, ou quando cobra resultados, expondo os erros dos membros das equipes de projeto, como forma de punição, quando na verdade o seu papel é o de orientação, é o de manter a padronização, garantir qualidade e auxiliar o Gerente de Projetos na finalização dos projetos de uma forma que garanta a qualidade esperada pela empresa.

Ferramentas para auxiliar o PMO e o Gerente de Projetos a estruturar melhor os seus projetos são e serão sempre bem-vindas, mas é importante preocupar-se em não onerar as atividades do dia-a-dia das equipes de projetos e, principalmente, desmotiva-los com relação a um monitoramento mais intenso a respeito de suas atividades, pois por si só ferramentas não fazem sentido, digo isso pois precisarão de intervenção humana para que possam refletir a real situação do projeto, desta forma, caso a equipe de projetos não esteja de acordo com a nova ferramenta, seu uso poderá não fazer mais sentido ou, funcionará baseado em um monitoramento muito forte de uma pessoa frente a equipe de projeto, além do Gerente.

Com base em bibliografias, seminários e estudos a respeito de PMO, definitivamente, é este o trabalho de um PMO?

O que você acha?

Abraço.

Fábio Gomes

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4 Respostas to “Quando um PMO “erra a mão”?”

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Parabéns pelo artigo!
Entrei em uma consultoria recentemente e usamos muito o PMO,porém, ainda não tive tempo de saber seus prós e contras,nem até onde o PMO pode ser usado.

Obrigado Victor,

No site do PMI existem algumas referências sobre o assunto:
http://search.pmi.org/default.aspx?q=pmo

Na revista MundoPM sempre tem matérias interessantes a respeito.
http://www.mundopm.com.br

Caso queira, estou à disposição para ajudá-lo também.

Abraço.

Fábio Gomes

Fabio, boa noite

Muito bom!!! Valeu, estou assimundo na empresa essa responsabilidade de PMO e me ajudou bastante, pois acabou esclarecendo algumas dúvidas que haviam surgido essa semana.
Estou iniciando um PMO departamental há menos de um mês, e muitas dúvidas tem surgido, pois nem sempre está claro para os GPs e Stakeholders a função da área de PMO. E como estou escrevendo um documento onde esclarece as responsabilidades de cada um, todos os artigos que tenho lido nesse site tem me apoiado bastante.
Obrigada!

Olá Solange,

Muito obrigado pela sua mensagem. Fico feliz que tenha ajudado.
Estou em um ritmo um pouco lento com as matérias no blog, o trabalho tem me consumido muito, mas caso queira, estou à disposição para ajudá-la com seu documento.

Abraço.

Fábio Gomes.


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