Reconhecendo um Projeto

Posted on junho 3, 2008. Filed under: Artigos, gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Project, projetos, Treinamentos | Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |

Ou melhor dizendo…  O que é um Projeto?

“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMI, 2004, p.5), por esta ótica parece complexo, mas constantemente estamos envolvidos em projetos, seja no trabalho ou na vida pessoal, por exemplo:

·         Escrever um livro;

·         Cursar uma graduação, uma pós-graduação ou um curso de aperfeiçoamento;

·         Reformar a casa;

·         Realizar uma viagem;

·         Comprar um imóvel;

·         Construir um edifício.

Mas, o que estas ações têm em comum? O que as tornam projetos?

Todas essas ações possuem a principal característica de um projeto, ser Temporário. Significa que tem um inicio e fim muito bem definidos, não sendo este fim necessariamente uma data, pois você pode balizar a finalização do seu projeto em um nível de qualidade, investimento e qualquer outro item que possa lhe servir como tal, no entanto, o mais importante é que você e todos que estão envolvidos no projeto saibam quando será o seu fim.

É importante destacar que esta temporalidade diz respeito ao período de desenvolvimento deste projeto, não se aplicando ao produto, serviço ou resultado, que em sua maioria é duradouro. “Por exemplo, um projeto para erguer um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos” (PMI, 2004, p.5).

O projeto de desenvolver um novo automóvel é único, a partir do momento em que o primeiro foi criado o restante é resultado de um processo contínuo e repetitivo, perdendo com isso a característica básica de um projeto que é a temporalidade.

A seguir algumas das diversas definições de projeto mais utilizadas disponíveis na literatura.

“um projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações únicas ou empreendimentos de altos riscos no qual tem que ser completado numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo todos projetos necessitam de terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas” (TUMAN, 1983)

“um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para o alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos” (ISO 10006, 1997).

Fábio Gomes

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Uma resposta to “Reconhecendo um Projeto”

RSS Feed for Microsoft Office Project & Project Management Comments RSS Feed

[…] Perceba que: – Um Portfólio pode ser composto por um ou vários Portfólios; um ou vários Programas; podendo também, ter somado a sua composição um ou vários Projetos; além de outros trabalhos que podem fazer parte da estratégia da empresa – não sendo considerado necessariamente um projeto; – Um Programa, por sua vez, pode ser composto por um ou vários Programas e Projetos; – E para saber sobre Projetos, leia: Reconhecendo um Projeto; […]


Where's The Comment Form?

    Sobre

    Informações relacionadas ao Microsoft Office Project (Standard, Professional e Server) e Gerenciamento de Projetos com suas ferramentas.

    RSS

    Subscribe Via RSS

    • Subscribe with Bloglines
    • Add your feed to Newsburst from CNET News.com
    • Subscribe in Google Reader
    • Add to My Yahoo!
    • Subscribe in NewsGator Online
    • The latest comments to all posts in RSS

    Meta

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: